Dicas de Adestramento
O ensinamento dos comandos básicos de obediência para cães não é muito complicado e, com um pouco de paciência e muito carinho, é possível fazer com que seu pet entenda e assimile significados específicos de bons e maus comportamentos. Contar com petiscos e a disposição para dar muitos afagos a seu pet são os primeiros passos para que o seu treinamento seja rápido e eficaz.
O processo para que o pet entenda ordens simples como sentar, dar a pata ou deitar são, basicamente, os mesmos; e devem ser repetidos até que o cachorro obedeça prontamente aos comandos do dono. Para sentar, por exemplo, a série de instruções a seguir se mostra eficiente:
Mostre para seu pet uma guloseima de seu agrado e, em seguida, coloque sua mão que segura o petisco para trás de seu corpo, iniciando o comando verbal.
Enquanto disser “SENTA” ao animal, pressione levemente a sua traseira, indicando qual o comportamento você quer que ele tenha.
Quando o animal executar o comando, dê carinhos e um petisco para recompensá-lo.
Repita o comando, pelo menos, cinco vezes, para ter certeza de que o animal entendeu o que é esperado dele e, conforme ele for obedecendo, substitua os pestiscos por mais e mais afagos.
Fácil e prático, este processo pode ser adaptado para diversos outros tipos de comando e truques (como o de pular, girar, vir, ir, soltar, passar pelo meio das pernas do dono ou “falar”), podendo ou não ter a ajuda de um clicker para fixar o comando e recompensar o seu bichinho de estimação.
Para que ele deite, por exemplo, pode ser uma boa pedida deixar um pequeno pedaço do petisco à mostra para o cachorro dentro de sua mão, posicionando-a no chão enquanto repete o comando “DEITA”. O animal ficará enlouquecido e tentará pegar o petisco e, quando deitar, recompense-o, repetindo a ação até que ele assimile o que a sua mão abaixada combinada com a palavra “deita” significa.
Quanto mais repetido for o treinamento, melhor o cão entenderá o que se espera dele de acordo com cada comando e, com o tempo, o animal passa a obedecer às ordens do dono sem a necessidade de guloseimas de qualquer tipo.
Embora alguns cães sejam mais distraídos e resistam por mais tempo às ordens dos proprietários, o aprendizado só se concretiza por meio de repetições e recompensas por bons comportamentos – o que reforça, mais uma vez, que paciência é a palavra-chave para o adestramento eficaz.